Como são e como funcionam os vírus.
Os vírus de computador são na verdade, programas, rotinas, macros, que se auto-duplicam e fazem diversas atividades não solicitadas; ilicitas; de mau-gosto e talvez tudo ao mesmo tempo.
Os primeiros vírus de computador eram pequenos programas que se juntavam com programas executáveis, ou a área de inicialização do sistema opracional e iam se duplicando, normalmente cada vez que você rodava um programa infectado o mesmo ficava ativo na memória e contaminava todos os programas que iam sendo chamados, ou outras áreas de inicialização de discos, ou os dois. Em uma determinada data eles faziam algo como formatar seu winchester, ou fazer cair as letras do seu monitor ou fazer aparecer uma bolinha na tela que pulava de um lado para o outro. O primeiro vírus famoso foi o Jerusalem ou o Sexta-Feira 13 que simplesmente comemorava a Sexta Feira 13, inflando os arquivos. Daí para alguém ter a idéia de alterar e colocar uma função de formatação de winchester foi um pulo.
Hoje temos uma quantidade espantosa de vírus e outras pragas digitais: vírus, worms, cavalos-de-tróia, vírus de macro, vírus de e-mail, entre outros.
Os vírus agora são mais complexos e são muitos mais fáceis de se pegar, por causa da INTERNET e de suas facilidades. Um vírus pode ser feito no Japão e ser enviado para o Brasil em minutos, talvez segundos. Hoje um vírus não altera somente executáveis, mas varre diretórios inteiros, se disfarçam de outros programas, se auto disseminam via e-mail, irc, icq, invadem redes, roubam senhas e para piorar estão cada dia mais rápidos na sua propagação.
Vamos tentar definir alguns:
Vírus - Programa de computador que se aloja dentro dos sistemas de forma furtiva e se auto-propaga.
Worms - Minhocas, são vírus que penetram em seu computador sem você executar nenhum programa contaminado. Simplesmente usando a Internet, lendo seu e-mail.
Cavalo-de-Tróia - É um programa que contém propositalmente um vírus, pode ser um jogo, um utilitário, um aplicativo qualquer. Este são normalmente transmitidos via e-mail ou durante um sessão de chat.
Vírus de Macro - É uma macro que vem dentro de um arquivo aparentemente inofencivo, como um documento do Word ou uma planilha Excel. Ao abrir o arquivo com o software gerador, o vírus entra em atividade e contamina as macros do próprio programa e assim contaminando todos os arquivos que são abertos.
Vírus de E-Mail - É um vírus (cavalo-de-tróia ou vírus de macro) que se propaga usando o e-mail, fazendo com que sejam enviadas várias cópias de si mesmo para os destinatários do computador infectado.
Vírus de Bios - Popularizado pelo Chernobyl, este tipo de vírus corrempe memórias do tipo flash-bios e tem a capacidade de sobrecrever winchesters com lixo.
BackDoors - Estes não são propriamente vírus, mas sim programas de controle remoto de um computador, mas que entram no computador da mesma forma que um vírus, ou seja: sem solicitação, sem permissão. Este tipo de praga digital permite que outras pessoas tenham acesso ao seu computador, seus arquivos, seus dados e até ao seu teclado e mouse.
Hoaxes ou Hoax: Este é o famoso vírus social, ou seja, não é um vírus propriamente dito, é na verdade um boato, ou melhor: uma mentira passada de boca em boca, ou e-mail em e-mail...Os exemplos classicos são aquelas mensagens do tipo não abra a mensagem com o texto "XYZ" que a sua máquina será formatada e você perderá todos os seus dados, ou outros como aquele do dinheiro que a Microsoft supostamente oferecia para testar um determinado software para a mesma. Normalmente esta mensagem é passada como se fosse enviada por uma grande empresa como a IBM, Microsoft e etc. Normalmente os usuários mais inexperientes é que são pegos por este "trote digital".
Fonte:santosaraujo.com.br
0 comentários
Postar um comentário